PROTOCOLOS PARA REALIZAÇÕES DE EVENTOS NO CEARÁ
As realizações de eventos sempre ratificaram a importância desse setor produtivo no Estado do Ceará, mas diante do combate ao COVID -19 faz-se necessário seguir protocolos rígidos para evitar a propagação do novo coronavírus.
Desse modo, verifique as principais medidas de segurança adotadas pelo governo do estado para a realização de eventos na capital cearense e na macrorregião de saúde de Fortaleza:
Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e participantes circulam
Promover a medição da temperatura de todos os participantes na entrada do local
Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum
Promover a renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados
Disponibilizar álcool a 70% nas formas disponíveis em locais estratégicos
Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia
Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos participantes, assegurando o espaçamento mínimo de 2 metros entre as cadeiras, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas
Garantia da presença de brigadistas circulando no evento para evitar aglomerações nos ambientes
Realizar eventos em ambientes internos e externos, esportivos, culturais, sociais e corporativos, respeitando a capacidade de 1 pessoa a cada 7m² (eventos corporativos) e 1 pessoa a cada 12 m² (eventos esportivos, sociais e culturais)
Evitar lounges que possam gerar aglomeração de público em um mesmo espaço
Realizar o processo de inscrição prévia e 100% online. Quando a inscrição for feita no site do evento/promotora, será gerado um QR Code a ser enviado por e-mail para o participante
Priorizar o auto credenciamento, evitando ao máximo o contato físico no atendimento
Caso tenha coffee break, servir em porções individuais, com auxílio de descartáveis
Será proibida a oferta de alimentos e bebidas dentro dos espaços do local onde for realizado o evento, com exceção para amostras lacradas, que deverão ser higienizadas no ato da entrega aos participantes
As praças de alimentação, além de seguir as orientações de serviços alimentícios, deverão contar com amplo espaço para cumprir o distanciamento exigido de 2 metros entre as mesas. O mesmo deverá ser feito nos refeitórios para os funcionários
Considerar colocar o mínimo de itens na mesa dos participantes e, sempre que possível, optar por pacotes já montados
Recomenda-se a adaptação das portas de acesso para modelo automático, para evitar abertura sem a necessidade de toque pelos participantes.
Recomenda-se a adaptação da iluminação dos espaços para formato com sensores automáticos de presença e acendimento automático.
Recomenda-se a adaptação das torneiras para modelos automáticos, para evitar o toque no momento da lavagem das mãos.
Para eventos que envolvam músicas, permitir a presença de músicos e instrumentistas desde que se cumpra o distanciamento de 2 metros, o não compartilhamento de equipamentos e instrumentos e sem contato físico durante as apresentações. Os equipamentos e instrumentos deverão ser desinfetados após cada apresentação.
Após a realização do evento, manter lista (nomes e contatos) dos participantes por pelo menos um mês. Se algum participante tiver que se isolar por testar positivo ou por suspeita de Covid-19, o organizador deverá informar a todos os participantes, para que possam monitorar o desenvolvimento de sintomas por 14 dias.
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